Cerca de 500 colaboradores do Hospital Regional Alto Vale devem participar de mais uma etapa do Programa Saúde do Trabalhador, iniciativa da prefeitura de Rio do Sul. O lançamento foi nesta segunda-feira (18) e contou com as presenças do prefeito, José Thomé, do presidente da Fundação de Saúde do Alto Vale (Fusavi), Giovani Nascimento, do diretor-geral do hospital, Sigfried Hildebrand e da secretária-adjunta da Saúde, Ivanir Schlemper.
O prefeito colocou que o programa nada mais é do que devolver àqueles que são a força do trabalho e contribuem para o desenvolvimento da cidade, atenção e oportunidade de prevenção. “Ampliamos para 10 os tipos de exames e o resultado está sendo excelente”. Thomé observou que mais de 100 pessoas foram diagnosticadas com diabetes, mas não tinham conhecimento que eram portadores. “Tivemos ainda um caso de câncer em mulher de apenas 19 anos, encaminhada de imediato para tratamento”. “A prefeitura poder ir ao encontro do cidadão ativo, dar a ela toda a atenção necessária para que se mantenha saudável”.
Para o presidente da Fusavi esse Programa Saúde do Trabalhador é importante para colaboradores do hospital. “Quem trabalha com saúde diariamente também precisa cuidar da sua”, ressaltou Nascimento. Ele observou que desde a criação em 2007 o hospital vem participando em razão da necessidade de garantir a qualidade de vida de todo o seu quadro de funcionários, que hoje gira em torno de 520.
A etapa inicial prevê a realização de dez tipos de exames. Caso o resultado apresente alguma alteração, o colaborador é encaminhado para atendimento médico, na Secretaria Municipal de Saúde, já com consulta agendada.