A Federação dos Hospitais de Santa Catarina tem novo presidente para o período de 2019/2022. Trata-se do rio-sulense Giovani Nascimento, eleito por aclamação durante assembleia geral, realizada nesta quarta-feira (26), em Florianópolis. Essa será a primeira vez desde a criação da entidade que um presidente não é de Joinville. Outro representante da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí, na diretoria que toma posse em 29 de agosto, é Osmar Peters, no cargo de diretor secretário. Ele é o atual vice-presidente da Fusavi.
Nascimento assume no lugar de Tércio Kasten, que atuou na presidência da FEHOESC durante 24 anos. Em seu pronunciamento na assembleia o novo presidente destacou a “confiança neste momento e reconheço os anos dedicados pelo presidente Tércio à frente da entidade, com inúmeras conquistas, que se devem também ao comprometimento de toda a equipe. Espero a mesma confiança e lealdade para darmos continuidade a partir de agora”. Tércio Kasten, que ficou durante 24 anos no cargo disse que “Saio muito satisfeito porque a nossa federação ao longo dos anos, com união das outras entidades se consolidou, como um exemplo para o Brasil, porque sempre acreditei no associativismo”.
O desafio da nova diretoria, conforme Nascimento será em conjunto com o governo do Estado a construir a nova política da saúde, que vai beneficiar todos os hospitais filantrópicos de Santa Catarina. “Afinal de contas somos responsáveis pelo atendimento de 70% de pacientes do Sistema Único de Saúde”. “A partir do próximo o repasse correspondente ao Fundo Estadual de Saúde será de acordo com a produtividade e resolutividade de cada um”, complementou.