O programa denominado “Saúde do Pulmão” possibilitou que cinco colaboradores do Hospital Regional de Rio do Sul, administrado pela Fusavi (Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí), abandonasse por completo o cigarro. Outros seis que participaram do curso não conseguiram largar, mas reduziram bastante o consumo. A iniciativa da gerência de Recursos Humanos ocorreu de forma voluntária e fez parte da campanha contra o fumo em toda a área abrangência hospitalar, conforme legislação federal.
A psicóloga organizacional Aline Coral Ghislandi Michels revelou que durante a série de encontros os participantes foram abordados temas relacionados aos malefícios do cigarro, pensando na saúde e qualidade de vida dos colaboradores. As palestras a cargo da equipe composta por nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudióloga, enfermeira do trabalho, enfocaram inclusive o aspecto financeiro com a economia na compra das carteiras, além da autoestima, saúde bucal, sistema respiratório e o impacto nas cordas vocais. “Trata-se de um programa bastante amplo, mas exclusivo para os funcionários do hospital”, ressaltou Aline.
A colaboradora Maria Graça da Rocha fumou durante mais de 20 anos e logo após o segundo encontro já tinha abandonado o cigarro. “Cheguei em casa e disse que eu ia parar e não coloquei mais na boca e nem quero mais”. Ela admite que teve vontade, mas acabou resistindo. “Com aquele dinheirinho do cigarro posso comprar frutas e mais leite”. Marciane Casanova garante que desta vez largou o cigarro por completo. Tudo começou com as companhias. “Resolvi parar, mas de repente lá estava eu no vício, sem pensar os males”. A colaboradora se conscientizou de vez dos problemas que o cigarro causa com as palestras.