O 1º Simpósio de Radiologia do Hospital Regional de Rio do Sul superou todas as expectativas por parte dos organizadores. Durante dois dias em torno de 100 profissionais do setor, inclusive de outros estados e da saúde em geral, tiveram palestras com enfoque na segurança no trabalho, como dos pacientes. Os 80 quilos de alimentos arrecadados a título de inscrição, foram doados à Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (Fusavi), entidade gestora do hospital.
De acordo com o coordenador do evento, Carlos César Carvalho, todas as palestras chamaram a atenção do público, mas algumas se sobressaíram. Foi o caso de Sauro Luz Cardoso sobre segurança do paciente no ambiente de exames radiológicos e no transporte hospitalar. O palestrante apresentou números da quantidade de pessoas que entram com um tipo de lesão e saem com outra, por falta de cuidado da equipe da saúde em geral, no transporte “É necessária a humanização com o paciente”, colocou Cardoso.
Outro tema foi à questão da proteção radiológica, que teve como palestrante Peter Kühn. Ele apresentou pesquisa sobre os riscos de radiação que os profissionais que atuam no setor, caso não estejam usando o equipamento de proteção individual (EPI). A segurança na ressonância magnética, tema desenvolvido por Jocinei Rudell, serviu para tirar dúvidas por parte dos participantes em geral.
A segunda edição do simpósio já tem a sua data definida. Será nos dias 6 e 7 de novembro. O coordenador, Carlos César Carvalho, ressaltou que o sucesso do evento foi graças ao apoio do Hotel e Restaurante Aliança Express; Cedimavi; Seampep; Skribas Educacional; Cardoso Joalheria e Ótica; Unidavi; Senac; e Cia Propaganda.