O ano de 2020 inicia com uma boa notícia para a população do Alto Vale do Itajaí. A partir deste mês o Hospital Regional de Rio do Sul passa a contar com equipe de seis neurocirurgiões, entre eles Wuilker Knoner Campos e Irae Ruhland. De acordo com Giovani Nascimento, que deixou no último dia 31 a presidência da Fusavi (Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí), para que novos procedimentos sejam implantados com a vinda destes médicos, a entidade está investindo em torno de R$ 385 mil na compra de equipamentos. Desde a saída de um dos neuros, o Regional contava apenas com Carlos Livramento, que também integrará a equipe.
Nascimento colocou que a partir da chegada dos profissionais, o Hospital Regional de Rio do Sul, gerido pela Fusavi, passa a oferecer novos procedimentos em neurocirurgia. “Agora além de contarmos com essa equipe conceituadíssima, teremos condições de prestar atendimentos em mais áreas”. Para isso a Fusavi investiu em torno de R$ 200 mil, recursos próprios, na compra de equipamentos. “Com certeza a população da região não vai mais depender de atendimentos em outros centros”.
O ex-presidente da Fusavi adiantou que a nova equipe de neurocirurgiões vai atender por convênios e particulares, além de pacientes do Sistema Único de Saúde. O atendimento pelo SUS terá que ser agendado diretamente nas secretarias municipais de Saúde. “Essa foi mais uma conquista no encerramento do nosso segundo mandato à frente da Fusavi”, observou Nascimento. A data do início dos trabalhos ainda não está confirmada.