A Fusavi (Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí) vai aplicar os recursos repassados pelo Ministério da Saúde, através do Município de Rio do Sul, na aquisição de equipamentos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A apresentação do plano de aplicação da verba, em torno de R$ 1,5 milhão, foi feita por dirigentes da instituição mantenedora do Hospital Regional ao prefeito José Thomé. A verba é exclusiva para o enfrentamento da COVID-19 causada pelo novo coronavírus.

O primeiro vice-presidente da Fusavi, Vilson Schulle, lembrou que o Hospital Regional, assim como todos os demais do Brasil enfrenta dificuldades para renovar os equipamentos. “Por essa razão os recursos do Ministério da Saúde vão agilizar a compra destes materiais para o enfrentamento da pandemia”. O prefeito José Thomé disse que neste momento o dinheiro é fundamental para que hospitais e prestadores de serviço possam atuar com agilidade. Ele salientou que o apoio ao Hospital Regional é importante neste contexto por ser uma referência. “Sabemos que o momento é de agilidade e precisão nos investimentos. Então com este plano de trabalho mostra transparência em suas ações e parceria com nossa Secretaria de Saúde”.

O diretor técnico, Marcelo Gambetta, adiantou que serão adquiridas 20 camas balanço para a montagem da UTI de urgência destinada ao enfrentamento a COVID-19, caso haja necessidade. Também monitores para a sua composição, além de duas centrais de leito. “Ainda um ultrassom que permite o monitoramento dos pacientes que se encontram em situação bem mais grave do que a efetiva”. Gambetta observou que posteriormente ao combate ao novo coronavírus, todos estes equipamentos ficarão para o Hospital Regional.

 

Fotos: Clóvis Cuco/Ascom PMRS

Como posso te ajudar?