A Viacredi Alto Vale doou à Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí, entidade gestora do Hospital Regional de Rio do Sul, 3,4 mil aventais descartáveis, que serão utilizados pelos seus profissionais no atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados com a COVID-19. O ato contou com as presenças do gerente-regional da cooperativa, Jhonatas Peres, os gerentes dos postos dos bairros Jardim América, Budag e Bremer, respectivamente Ademar Miranda Júnior, Simone Gampe Erart e Danielle Leonhardt, além do vice-presidente da Fusavi, Claudio Ropelato, do gerente operacional do hospital Oldair José Piva e do engenheiro de segurança, Leonir Kummer.
Os recursos para a aquisição dos aventais, de acordo com Jhonatas Peres, foram provenientes da participação dos associados, de forma virtual, nas pré-assembleias. Ele explicou que em razão da pandemia os encontros deixaram de ser presenciais. “Com o orçamento já previsto para os eventos, a cooperativa resolveu estimular a participação dos associados oferecendo R$ 10,00”. Peres adiantou que essa iniciativa beneficiou também outros hospitais da área de atuação da Viacredi Alto Vale.
O vice-presidente da Fusavi, Claudio Ropelato, destacou que a doação dos aventais, assim como as outras durante a pandemia, são importantes. No caso desta da Viacredi Alto Vale, representa uma economia da ordem de R$ 12 mil. “O nosso consumo mensal de aventais gira em torno de 30 mil e esses 3,4 mil significam muito”. Ropelato observou que os equipamentos de proteção individual (EPIs) tiveram um reajuste significativo ao longo do último ano. “Por isso qualquer doação é importante”, complementou.