O empresário Claudio Ropelato assumiu na terça-feira (28) à tarde a presidência da diretoria da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí, no biênio 2022/2023, sucedendo a Osmar Peters. O ato foi prestigiado pelo presidente do Conselho Curador da Fusavi, Giovani Nascimento, integrantes dos membros que estão saindo e entrando, os gerentes Roberto Ferrari; Roberta Livramento Goral Spiess, Jordan Manschein, Oldair José Piva, Leila Fátima Vani, o diretor-técnico, Marcelo Vier Gambetta, a médica Laila Younes Quatrin e a empresária Irani Pamplona Peters.
O novo presidente, como já fazia parte da atual diretoria, destacou que a proposta inicial é dar continuidade aos trabalhos que vinham sendo desenvolvidos. A primeira vez que ocupou o cargo foi em 2004. Na época que o Hospital Regional de Rio do Sul, passava por série de dificuldades, mas hoje a situação é mais confortável, já que as administrações posteriores pagaram as dívidas. “O hospital todos sabem que é deficitário e por isso dependemos de emendas parlamentares e ajuda do governo do Estado”, observou Ropelato
Peters colocou que apesar de todos os problemas ocasionados pela COVID-19, como a suspensão das cirurgias eletivas, a diretoria conseguiu cumprir com o plano de trabalho. Destaque para a certificação da ONA nível dois. A acreditação é um método de avaliação, que busca promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Também o lançamento da pedra fundamental do novo bloco, cuja obra terá em torno de 280 metros quadrados. “Com certeza será um hospital de referência em Santa Catarina”, destacou o ex-presidente.
A nova diretoria será composta ainda por Manoel Arisoli Pereira – 1º vice-presidente; Osmar Peters – 2º presidente; Juliano Muller – 1º tesoureiro; Eduardo Aragão Silva – 2º tesoureiro; Luís Eduardo Mendes Zanis – 1º secretário; e Cícero Fernandes – 2º secretário. O novo Conselho Fiscal terá como membros efetivos: Vilson Schulle. Sandro de Souza; e Zilton Pedro de Souza. Os suplentes são: Alexandre Seibel; Ercides Pfiffer; e Hélio Francisco de Andrade. Giovani Nascimento vai permanecer por mais um mandato na presidência do Conselho Curador, tendo como secretário Patrick Münzfeld.