O Município de Rio do Sul doou à Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí os três respiradores artificiais que haviam sido cedidos em comodato em abril de 2020. O termo foi assinado nesta terça-feira (12) pelo prefeito José Thomé e o presidente da Fusavi, Claudio Ropelato. O ato contou com as presenças do presidente do Conselho Curador, Giovani Nascimento; do gerente-geral do Hospital Regional, Roberto Ferrari; da secretária municipal de Saúde, Roberta Hochleitner; e do diretor da equipe médica da SMS, Ricardo Ribeiro. Os equipamentos foram utilizados na UTI/COVID, durante a pandemia.
Thomé lembrou que os respiradores foram adquiridos através da campanha de doação denominada “Respirar para Viver”, que arrecadou cerca de R$ 71 mil. “Com a nossa contrapartida o investimento foi de R$ 254 mil”. O prefeito observou que à época da compra foi num período de desafio poque não haviam respiradores no mercado. “Que bom que superamos a crise da pandemia e agora os equipamentos pertencem ao patrimônio do nosso Hospital Regional”.
Ropelato destacou que os respiradores salvaram muitas vidas de pessoas não apenas de Rio do Sul, mas de todo o Alto Vale do Itajaí. “Os equipamentos foram fundamentais para implantação da UTI que recebeu pacientes com a COVID”. “O Município num gesto elogiável adquiriu os três e cedeu em regime de comodato e adora fez a doação para continuar salvando vidas”, acrescentou o presidente.
Nascimento reconheceu o gesto do prefeito José Thomé tanto na época da cessão dos três respiradores e agora para continuar salvando vidas. “É assim que se chega a algum lugar”. O presidente do Conselho Curador lembrou havia a necessidade de implantar a UTI/COVID, mas faltavam principalmente os respiradores.