Os colaboradores do Hospital Regional de Rio do Sul que fazem parte da brigada de incêndio estão aptos a atuar em casos de emergência até a chegada dos bombeiros. A garantia é do instrutor do treinamento, Gilberto Minatti. A entrega dos certificados foi feita pelo presidente da Fusavi (Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí), Claudio Ropelato e pelos gerentes Roberto Ferrari (geral) e Jordan Manschein (recursos humanos). Ao todo mais de 60 pessoas, de todas as alas, integram o grupo que passou por atividades de primeiros socorros como a remoção de pacientes e em casos de incêndio o tipo de extintor correto que deve ser utilizado.
Minatti explicou que mesmo os antigos, como os novos integrantes da brigada, participaram da atividade, recebendo aulas teóricas e depois a prática. “Mesmo sendo um hospital a brigada tem que estar preparada em caso de catástrofe se hover necessidade de remoção das pessoas internadas”. “Também no combate ao incêndio até a chegada das guarnições do Corpo de Bombeiros”. Os brigadistas estão certificados dentro das normas previstas pelo Bombeiro Militar de Santa Catarina, com habilitação e capacitação para atuar nas duas áreas.
Ropelato reconheceu a importância da brigada de incêndio no início do atendimento de uma eventual ocorrência. “A diretoria da Fusavi agradece os colaboradores, que de forma voluntária, participam do grupo”. “O projeto da nova torre sofreu algumas alterações sugeridas pela instrução normativa dos bombeiros para aprimorar a segurança”.
Ferrari observou que o treinamento foi importante, mas espera que não haja necessidade de colocar em prática. “Caso não tenhamos a organização destas pessoas, na hora de agir será um verdadeiro caos”. “Estaremos protegendo as pessoas que estão aqui conosco e a ainda cada um de nós”, complementou o gerente-geral.