O período eleitoral impede que a Secretaria de Estado da Saúde sinalize a possibilidade de um aporte financeiro para ajudar na construção da nova edificação do Hospital Regional de Rio do Sul. A colocação foi feita pelo secretário, Aldo Baptista Júnior, durante audiência com a direção da Fusavi (Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí). O prédio terá área de aproximadamente 28 mil metros, distribuídos em 14 andares. A expetativa é que o alvará de construção, por parte da prefeitura e dos bombeiros, seja liberado até no final deste mês, mas a data do início da construção não está definida.
Os diretores da Fusavi colocaram que com essa nova edificação o Hospital Regional terá condições de oferecer novas especialidades, evitando a “ambulância terapia” para Florianópolis, Blumenau, entre outros centros. O presidente Claudio Ropelato acredita que com a receptividade por parte do secretário ao projeto existe chance da liberação de recursos. “Temos a certeza que a parceria entre o governo do Estado, Fusavi e população da região, como aconteceu na época da construção do atual prédio, será possível o projeto sair do papel”.
O segundo vice-presidente, Osmar Peters, observou que o hospital vai completar no dia 14 de setembro 27 anos de funcionamento. “Neste período fizemos adequações no prédio para a implantação de novos serviços, como a oncologia, mas não foi colocado nenhum tijolo”. O presidente do Conselho Curador, Giovani Nascimento, observou que a população do Alto Vale na época da construção era em torno de 180 mil habitantes e hoje dobrou”. “É comum o hospital estar lotado, com o paciente ficando no aguardo por vaga para internação”.