A 1ª Jornada de Neonatologia do Vale do Itajaí vai reunir mais de 150 participantes, entre profissionais da saúde e estudantes. A previsão é da médica pediatra, Marlou Ferreira Dalri. O evento que acontece nesta segunda (29) e terça-feira (30), em Rio do Sul, é uma promoção do Hospital Regional Alto Vale e da Unidavi. Estarão presentes os médicos Guilherme Sant’Anna, que mora há mais de 20 anos no Canadá e coordena a UTI Neonatal do Hospital de Montreal e Gabriel Variane, criador da primeira unidade neurológica neonatal do mundo, na Santa Casa (SP).
A realização do evento, conforme Marlou, foi inesperada. Ela disse que solicitou a Guilherme a indicação de um curso on-line como forma de aperfeiçoar os profissionais que atuam na UTI Neonatal. “Para nossa alegria ele colocou que estaria no Brasil, em Campinas e no Rio de Janeiro e se prontificou a vir a Rio do Sul”. “As direções do Hospital Regional e da Unidavi nos deram todo o suporte, viabilizando a jornada”, acrescentou a médica. Marlou destacou que a experiência de Guilherme, requisitado para palestrar em vários países, será fundamental no treinamento das equipes.
A partir da confirmação da vinda de Guilherme, foi convidado também o médico Gabriel Variane, que criou um sistema de monitoramento cerebral para recém-nascidos. “Isso evita que os bebês tenham alta com algum tipo de lesão neurológica”. “Ele montou a primeira UTI neonatal neurológica do mundo, em São Paulo”. Marlou destacou que existem em torno de 50 hospitais no Brasil, cujos bebês são monitorados via remota através do programa criado por Gabriel. “Trazer esses dois profissionais para treinar as nossas equipes ao mesmo tempo é motivo de muita alegria”.
Para o diretor-técnico do Hospital Regional, Marcelo Vier Gambetta, a vinda de dois profissionais de renome mundial a Rio do Sul possibilitará o crescimento da estrutura do serviço e capacitação do corpo clínico. “Na verdade, é um evento de nível mundial pelos nomes de Guilherme Sant’Anna e Gabriel Variane”, observou. O gerente-geral do Hospital Regional, Roberto Ferrari, observou que a parceria com a Unidavi surgiu no momento que as duas instituições discutiam a implantação da residência médica em pediatria. “Entendemos que a qualidade dos serviços que vamos prestar será ainda mais especial”, complementou.