A direção da Fusavi (Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí), representada pelo seu pres sidente Claudio Ropelato, seu vice Osmar Peters e o presidente do Conselho Curador, Giovani Nascimento, apresentou três pleitos à secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. Dois pedidos foram o credenciamento do Hospital Regional de Rio do Sul para a realização de exames e cirurgias em alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde. As especialidades são endovascular e trauma ortopedia. Também a implantação do serviço de radioterapia.
Ropelato disse que a secretária se mostrou sensível aos pedidos de credenciamento do hospital, gerido pela Fusavi, nas duas especialidades de alta complexidade. “A secretária Carmen é nossa parceira de longa data e acreditamos que vai nos atender”. O presidente citou os transtornos que os pacientes que necessitam de cirurgia de trauma ortopedia. “Precisam de deslocar a Lages, que é a referência regional”, observou. “Como se isso não fosse suficiente tem a questão de fila de espera por vagas”.
A secretária colocou que no momento o governo do Estado não tem condições de alocar recursos para a aquisição do aparelho de radioterapia. “O investimento gira em torno de R$ 15 milhões”. O presidente colocou que atualmente os pacientes que necessitam de radioterapia precisam se deslocar para Lages, Blumenau e em alguns casos Florianópolis. “Quanto os recursos do Fundo Hospitalar de Santa Catarina, que estão atrasados desde o governo anterior, a secretária nos informou que serão liberados em breve”.
Além da direção da Fusavi, também participaram da audiência a secretária-adjunto da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, a Kika; o prefeito de Pouso Redondo, Rafael Tambozi; o secretário-executivo da Federação dos Hospitais de SC, Braz Vieira; e o chefe de gabinete do deputado Óscar Gutz, Josimar da Silva.
Foto: Rute Enricone/FEHOESC/Divulgação