O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
No Hospital Regional Alto Vale, as ações iniciaram na primeira semana de outubro, com sessões de Reiki, entrega de presentes e ainda um café da manhã e da tarde especialmente elaborado. A enfermeira, Genalize Lorenzetti, explica que a programação para o mês envolveu palestras, cafés e muita conscientização. “Foram ações para as pacientes que realizam quimioterapia e orientações para o nosso público interno, como os funcionários, que também precisam estarem atentos aos sintomas e formas de prevenção”.
Genalize conta ainda que a programação do Outubro Rosa no Hospital Regional foi elaborada pela equipe multiprofissional do Hospital Regional Alto Vale, com apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer e Fundação Cultural de Rio do Sul. “Durante todo o mês tivemos alguns eventos acontecendo, inclusive uma palestra com uma mastologista, sobre atenção à saúde das mamas”, adianta.
O objetivo do Outubro Rosa 2023 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.