É no momento delicado e de fragilidade emocional de pacientes e familiares, que criminosos estão se passando por médicos ou profissionais da saúde na tentativa de aplicar golpes. A ação dos golpistas vem novamente sendo realizada no Hospital Regional Alto Vale, que faz um alerta e reforça que a instituição não pede dinheiro.
“A abordagem, feita por telefone e aplicativos de mensagens, pede dinheiro para dar andamento aos tratamentos de saúde de pacientes internados. Isso é golpe. O Hospital Regional não solicita recursos financeiros”, reforça o diretor técnico do HRAV, Marcelo Gambetta.
De acordo com a direção do hospital, é importante que todos fiquem atentos a este tipo de abordagem. Se o tratamento é pelo SUS, em hipótese alguma há qualquer tipo de pagamento. Já quando é por algum plano de saúde, em situações onde não exista cobertura, ou em casos particulares, a negociação é feita antecipadamente e diretamente com os familiares no hospital.
A atenção também é válida para as campanhas de arrecadação. Todas as ações neste sentido, quando de fato forem realizadas pelo hospital, é previamente informada em todos os canais oficiais de comunicação da instituição de saúde.