Os dois novos leitos da Unidade de Terapia Intensiva neonatal, implantados no Hospital Regional de Rio do Sul entraram em funcionamento na última segunda-feira (4). A expectativa agora é que com finalização das adequações do espaço físico é que outros dois leitos sejam implantados até no próximo dia 15. O prazo era até no dia 22.
O gerente-geral Roberto Ferrari disse que assim que os leitos ficaram disponíveis a Central de Regulação foi informada da liberação. “Como tínhamos crianças aguardando vagas em outras unidades hospitalares fomos autorizados a interná-las”. “Essa central é responsável pela busca na rede de leitos em todo o estado, e com a confirmação da vaga avisa à unidade hospitalar que solicita a transferência do paciente”. Ferrari explicou que em razão disso os novos leitos não serão ocupados exclusivamente por pacientes do Alto Vale do Itajaí.
O compromisso assumido pela Fusavi (Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí) com a Secretaria de Estado da Saúde foi de viabilizar a implantação. “Nós do Hospital Regional ficaremos responsável pelo pagamento das equipes e a adequação do novo espaço”. “O Estado por sua vez entrou com o investimento em equipamentos e custeio dos leitos”. O prazo estabelecido era até no próximo dia 22,, mas o cronograma foi antecipado. “Conseguimos a liberação de dois e dos outros dois no decorrer da próxima semana.
A superlotação da UTI neonatal/pediátrica é antiga. Ferrari observou que embora o número de regulados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) seja de seis leitos (em breve 10) o setor já recebeu 15 crianças, porque os demais hospitais de Santa Catarina estão lotados. “Esperamos que com os leitos que estarão sendo ofertados a situação se normalize aos poucos”, complementou.