Jaqueline Nienkotter é mãe de primeira viagem. Ela chegou ao Hospital Regional Alto Vale no dia 11 de agosto, data escolhida para ter em seus braços a pequena Maria Luiza, carinhosamente chamada de Malu. Desde então, mãe e filha viveram muitas emoções, entre elas a amamentação. O Agosto Dourado reforça os benefícios do aleitamento materno e, assim como Jaqueline, dezenas de mães que passam pelo Hospital Regional contam com o apoio de uma equipe estruturada, que promove e incentiva esse momento de troca mútua.

“A amamentação é um dos momentos mais importantes da maternidade. Por isso, atuamos com uma equipe multidisciplinar, que garantem toda a assistência que as mamães precisam nessa fase e dão o suporte necessário para seguirem amamentando pós alta hospitalar”, reforça a enfermeira Elisangela Lessa.

Mãe pela segunda vez, Franciele Schlickmann também precisou do apoio. As gêmeas Alice e Alana, que nasceram no dia 13 de agosto, chegaram para dar um novo significado para os pais, que já têm um menino de 03 anos. “É diferente né. Agora são duas. Amamentar não é tão fácil assim. Toda mãe precisa de apoio, para entender, para facilitar esse processo e, principalmente, para não desistir”, disse.

Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno – GAAM

E foi justamente com o propósito de incentivar e promover o aleitamento materno de forma plena, que mães como Jaqueline e Franciele passaram pelo GAAM, o Grupo de Apoio ao Aleitamento materno do Hospital Regional Alto Vale. Um espaço privativo e estruturado, onde as mães são acolhidas e orientadas por uma equipe multiprofissional, como pediatra, fonoaudióloga, enfermeira, fisioterapeuta.

No GAAM os cuidados vão além de garantir o leite materno para os bebês, mas promovem um momento de laço afetivo entre mãe e filho. “Além de alimento, o leite materno oferece todos os nutrientes para um desenvolvimento ideal e saudável do bebê e ainda fortalece mais o vínculo com a mamãe”, reforça Elisangela.

Agosto Dourado

Para incentivar o aleitamento materno, o mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade. E que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, sigam sendo amamentados até, pelo menos, os dois anos de idade.

É mais benefícios para os bebês e para as mamães. No Hospital Regional Alto Vale o apoio e o incentivo são constantes, promovendo mais saúde, dando aos recém-nascidos o “alimento de ouro” e estreitando laços de amor entre mães e filhos.

 

Como posso te ajudar?