A população do Alto Vale que precisa de atendimento em urgência e emergência tem um espaço revitalizado no Hospital Regional Alto Vale. Foi inaugurado no sábado (16) o novo Pronto Atendimento na Unidade. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, além do Senador Jorge Seif, da Secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto, do deputado Oscar Gutz, o prefeito José Thomé e outras autoridades acompanharam a solenidade.
O presidente da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (Fusavi), Cláudio Ropelato agradeceu o empenho de todos para que a obra pudesse ser concluída e entregue, para toda a população da região. Ele relembrou que prestes a completar 30 anos de trabalhos, o local nunca havia passado por uma reforma. O novo espaço recebe novos móveis, climatização e equipamentos.
Com o investimento, Cláudio destaca que há uma única intenção: “O objetivo é que as pessoas se sintam melhores. Infelizmente, eles vêm aqui por doença, mas procuramos amenizar isso para eles”.
A obra foi avaliada em R$ 3,5 milhões e a reforma foi toda realizada durante o atendimento médio de 5 mil pessoas por mês. “O Pronto Atendimento não deixou de atender. Dividimos a estrutura ao meio. Reformamos uma parte primeiro e depois o restante. Ele está 100% pronto e a partir de segunda-feira começa ser usado na sua totalidade”.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, esteve na inauguração do novo espaço do Pronto Atendimento do Hospital Regional. “Cada vez estamos credenciando serviços para que as pessoas não precisem ir para outros centros. Como este hospital é referência, nós vamos potencializar ele cada vez mais”, comentou.
Com a ampliação do Pronto Atendimento do Hospital Regional, Jorginho Mello também destacou a humanização do atendimento de cada paciente. “Quando você está doente você precisa ser acolhido. Quando a pessoa vem cá precisa de um socorro, de um encaminhamento. É uma obrigação nossa este serviço humanizado”.
O Hospital Regional é referência para todo Alto Vale do Itajaí. A Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto também destacou esta importância da humanização dos trabalhos e o quanto a ampliação do espaço contribui para isto. “Quanto melhor a gente acolhe o paciente, na estrutura física, menos conflitos a gente tem. Estruturas sem condições dificultam o atendimento da equipe. Não basta termos equipe técnica qualificada se o ambiente não for adequado”.
Com a ampliação do Pronto Atendimento, o espaço passa a ter duas entradas, uma delas pela rua Tuiuti que vai receber pacientes em geral e outra pelo antigo acesso para pessoas que são encaminhadas por socorristas. Além disso, há uma entrada separada para a pediatria. Foram ampliados ainda os consultórios, as salas de triagem e também as acomodações para exames e prescrições.
Foto: Roberto Zacarias