Serviços

FISIOTERAPIA

Profissional de saúde, com formação acadêmica habilitado na construção de diagnósticos dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, sua ordenação e indução no paciente, bem como o acompanhamento da evolução do quadro funcional a sua alta do serviço.

Atividade de saúde, regulamentado pelo Decreto – Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional(COFFITO), Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94. “É a atividade privativa do fisioterapeuta executar métodos e técnicas fisioterápicos com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente”. (COFFITO, Lei 938, Art. 3). É uma ciência aplicada na saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais, intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, traumas e doenças adquiridas.

Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia e da sinergia funcional de órgãos e de sistemas do corpo humano. O Serviço do HRAV é prestado durante 24 horas por dia em 2 turnos de 6 horas. Das 07h às 13h a das 13h às 19h. Após sendo em horário de regime sobre aviso. Onde existe escala para todos os Fisioterapeutas.

A equipe é formada por 6 profissionais, sendo todos na área de fisioterapia respiratória, abrangendo as especialidades:

- Serviço de Fisioterapia Pós Cardio-Respiratória 
- Saúde Pública 
- Neurofuncional 
- Gerontologia, Pediatria e Neonatologia

Principais recursos utilizados pelo Serviço de Fisioterapia

- Cinesioterapia: Exercícios terapêuticos; 
- Mecanoterapia: Aparelhos auxiliares para fisioterapia respiratórios e motora; 
- Ventilação por Pressão Positiva (VPPI): Ventilação Mecânica não Invasiva, com (respiradores SERVO I, SERVO S, SAVINA), EPAP, CPAP, Reanimador de MULLER;
- Eletroterapia: Eletroanalgesia, Eletroestimulação, Ultra som; 
- Termoterapia: Infravermelho, Crioterapia; 
- Diatermias; 
- Exercícios Respiratórios: Voldyne, Respiron e acessórios de higiene Brônquica, shaker, capela.

Áreas de atuação 

- Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Convênios, principalmente nas UTI´S Geral, Coronária, Neonatal e Pediátrica, Pronto Socorro.


Estatística 

O Hospital HRAV possui 228 leitos, onde são compostos por:

- UTI Geral 10 leitos 
- UTI Coronária 10 leitos 
- UTI Neonatal 6 leitos 
- UTI Pediátrica 6 leitos 
- Pediatria 20 leitos 
- Clínica Médica 53 leitos 
- Clínica Cirúrgica 53 leitos 
- Clínica Médica/Cirúrgica 31 leitos 
- Clínica Obstétrica 29 leitos 
- UCIN - Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais 10 leitos.


Sendo realizado em média de 3500 atendimentos e 350 pacientes atendidos em mês pelo serviço de fisioterapia em todas as unidades.


FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR

Fonoaudiologia Hospitalar atua no paciente ainda no leito de forma precoce, preventiva, intensiva, pré e pós-cirurgia despotecializando a instalação de patologias fonoaudiológicas.

O serviço de fonoaudiologia tem como principal objetivo, tirar, avaliar, intervir, realizar estudos de caso, orientação e pareceres. Promover o processo de alimentação seguro e eficiente do paciente, objetivando um retorno a alimentação oral mais rápido. O Atendimento também propõe trabalhos relacionados a comunicação como; reabilitação da fonação; reabilitação/estimulação de linguagem e orientação nos quadro de afasia e encaminhamento para a terapia fonoaudiológica após alta hospitalar.

Disk Emergências

(47) 3521-2000