A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (6), o projeto de lei de autoria do prefeito José Thomé, que doa o prédio da Policlínica de Referência, conhecido como “Verdão” à Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (Fusavi) e para a Renal Vida O imóvel com cerca de 4,8 mil metros quadrados, incluindo a parte tombada por decreto em 2004, vai abrigar o Centro Clínico do Hospital Regional de Rio do Sul e novo espaço da Renal Vida, que completou recentemente 30 anos de atividades. Agora será encaminhado ao executivo para sanção nos próximos dias.
O primeiro vice-presidente da Fusavi, Claudio Ropelato, destacou que a aprovação do projeto é um marco do início do crescimento do Hospital Regional e da Renal Vida. “O projeto do prédio foi construído a quatro mãos”. “O Centro Médico simbolicamente falando será uma grande indústria, atraindo pacientes de outras regiões”. Ropelato elogiou a iniciativa do prefeito José Thomé, que entendeu a importância da doação do imóvel.
A data de 6 de setembro de 2021, de acordo com o médico Leontino Ribeiro, vai “ficar marcada” na história da Renal Vida. Ele lembrou tudo começou em uma sala pequena, no subsolo do antigo Hospital Cruzeiro. O novo espaço não comporta mais a demanda diante do crescimento do número de pacientes que se submetem a hemodiálise. “A doação deste o imóvel é um ganho de qualidade para toda a sociedade da região e nós precisamos evoluir”. “Agora precisamos o apoio para a construção”, acrescentou Ribeiro.
O presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Norberto Zanis, colocou que desde 2017 havia o pleito das duas entidades para o executivo promovesse a doação do imóvel. “O Hospital Regional tem uma importância não apenas para o Alto Vale do Itajaí e o mesmo ocorre com a Renal Vida”. “Os colegas vereadores aprovaram por unanimidade por sabem a importância da ampliação do espaço da Renal Vida e o Centro Médico”.
Foto: Amauri Abe/Divulgação/Câmara de Vereadores