A estatística é alarmante: cerca de 30% dos pacientes que estão na fila para realização de procedimentos eletivos, não comparecem na data agendada. Em função deste cenário, a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC (FEHOESC), que representa mais de 180 hospitais privados e filantrópicos e mais de 3 mil clínicas e laboratórios no estado, lança uma campanha de conscientização sobre o tema. Os hospitais são parceiros do Governo do Estado no Programa Estadual de Cirurgias Eletivas de SC, criado com objetivo de reduzir a fila de espera por procedimentos, até o final deste ano.
“O não comparecimento traz prejuízos inicialmente para a própria pessoa, bem como para a sociedade e também para a rede hospitalar, já que há desperdício de recursos preciosos, como tempo e deslocamento de equipes médicas que ficam de plantão, no aguardo dos pacientes. Precisamos sensibilizar a sociedade de que marcar presença no dia agendado, permitirá a redução das filas, e os pacientes que esperam ansiosamente por sua vez, terão o atendimento agilizado”, destaca o presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento. “Precisamos mudar esta realidade, este número não pode continuar crescendo”, alerta.
A campanha está sendo veiculada nos canais de comunicação da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC, o objetivo é sensibilizar toda a sociedade para que, com a união de esforços, seja possível contribuir para a eficiência do sistema de Saúde em Santa Catarina, promovendo qualidade de vida para todos.
Fonte: www.fehoesc.com.br