A Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí, gestora do Hospital Regional de Rio do Sul, recebeu da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) a doação de um respirador pulmonar, da marca Novitech, que será utilizado na nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O equipamento foi adquirido pelo conselho gestor do Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (FERA/SC), em parceria com a Pamplona Alimentos. O ato contou com as presenças do vice-presidente regional da FIESC, André Odebrecht; primeiro vice-presidente Vilson Schulle; do gerente de compras Odair Piva, do fisioterapeuta Alexandre Moratelli; do técnico André Ferreira de Sá, todos da Fusavi; além de Cleiton Pamplona Peters e Edival Justen, diretor de Mercado Interno e de Suprimentos, respectivamente, representando a Pamplona Alimentos.
Odebrecht explicou em março foi criado o FERA/SC, que possibilitou doações de equipamentos, que num primeiro momento foram os respiradores. “Na qualidade de vice-presidente regional conseguimos um para o Hospital Regional, dando a nossa parcela de colaboração”. “A questão de saúde é prioridade para termos a economia forte e sem essas duas asas não podemos fazer o nosso trabalho”, acrescentou o vice-presidente da Fiesc.
Schulle disse que neste momento de enfrentamento da pandemia causada pela COVID-19, todas as doações são bem vindas. “Esse valor que seria investido na compra deste respirador, poderemos empregar na compra de equipamentos de proteção individual (EPIs)”. O primeiro vice-presidente da Fusavi colocou que a doação da FIESC em parceria com a Pamplona Alimentos. “Esse respirador é de alta qualidade e com certeza vai permitir melhor atendimento”, complementou Schulle.