Antes mesmo de tomar posse oficialmente como coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense (FPC), o deputado Rogério Peninha Mendonça assumiu um compromisso de manter o trabalho que a bancada parlamentar tem feito nos últimos anos em prol do Estado. A garantia foi dada durante encontro com os membros da Rede Hospitalar Filantrópica, prestadora de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Peninha, este será um dos desafios à frente da coordenação do Fórum Parlamentar Catarinense, “manter o trabalho de referência que tem sido feito nos últimos anos em prol dessas instituições. E não me refiro apenas ao aporte de recursos, mas também à mudança no pagamento de alguns serviços”, explica o novo coordenador.
Para o vice-presidente da Confederação Nacional de Saúde, Giovani Nascimento, que é também o presidente da Fusavi, entidade mantenedora do Hospital Regional Alto Vale de Rio do Sul, é de extrema urgência uma mudança na tabela de pagamento dos serviços prestados pelas unidades de saúde. “Hoje o repasse não cobre o nosso custo. É inadmissível, por exemplo, o SUS pagar apenas 40% do gasto que a instituição de saúde tem para realizar um procedimento. Desse jeito, cada vez mais hospitais terão que interromper o atendimento à população, e isso não pode acontecer”, ressaltou. Nascimento esteva acompanhado do vice-presidente, Osmar Peters e do gerente-geral do hospital, Sigfried Hildebrand.
Peninha deve assumir oficialmente os trabalhos à frente do FPC no dia 10 de abril, durante a Marcha Nacional dos Prefeitos a Brasília. O parlamentar disse que pretende buscar junto à União uma forma de equilibrar essa conta. “Saúde é prioridade. Os hospitais não podem ficar dependendo de emenda de custeio para manter os serviços, e pior a realidade que a gente vê é de grande preocupação para equilibrar receita e despesas”.
Nascimento assumiu a vice-presidência da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde). A entidade representa 250 mil estabelecimentos de saúde no país entre hospitais, clínicas e laboratórios e emprega mais de dois milhões de trabalhadores. Tércio Kasten, presidente da Federação dos Hospitais de SC, é diretor, enquanto Sílvio Mocelin ocupará o Conselho Fiscal como membro efetivo. O novo presidente da CNSaúde é Breno de Figueiredo Monteiro.
Foto: Ketrin Raitz/Divulgação