A execução da obra do novo bloco do Hospital Regional de Rio do Sul será o desafio para as próximas diretorias da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí. A colocação foi feita pelo presidente da Fusavi, Osmar Peters, na data que o hospital completa 27 anos de funcionamento (nesta quarta-feira dia 15). O lançamento da pedra fundamental acontece no próximo dia 28, às 15h30. Desde a sua construção, o atual prédio não teve qualquer tipo de ampliação, passando apenas por adequações internas.
O novo bloco vai ocupar parte do estacionamento e terá aproximadamente 28 mil metros quadrados de área construída, divididos em 14 pisos, dos quais três de garagem com capacidade para 100 veículos, além do inferior. O centro cirúrgico contará com 12 salas. A novidade será o hospital dia com três salas. O número de leitos de UTI que hoje é de 20 passará para 30. Também o centro de diagnóstico por imagem (CDI). Os leitos do atual prédio ficarão reservados para pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já que o projeto prevê no novo os de convênios e particular.
Peters destacou que a nova torre do Hospital Regional é de fundamental importância, já que desde 1994, quando foi inaugurado, não foi colocado “nenhum tijolo”. O presidente observou que foram realizadas adequações como a implantação do setor de oncologia e outros setores. “O projeto foi idealizado em 1979 e a construção do prédio iniciada pelo então prefeito Luiz Adelar Soldatelli no ano seguinte”, acrescentou. Peters observou que para o seu início o então governador Jorge Konder Bornhausen liberou 50 mil cruzeiros e mais 100 milhões de cruzeiros em 1982, com a obra sendo retomada apenas em 1989. “Esperamos que com aporte financeiro dos governos do Estado e da União e emendas parlamentares possamos dar início as obras”, complementou.
Obs. Na foto de arquivo (original p&b) o então prefeito Luiz Adelar Soldalli (C) com o governador Jorge Konder Bornhausen (a sua direita), o engenheiro Pedro Claudino (D). Da esquerda para a direita deputados Heitor Sché (E) e Albino Zeni.