O Ministério da Saúde liberou à Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (Fusavi) através de emenda parlamentar do deputado Rogério Peninha Mendonça, datada de 2018, a importância de R$ 391.675,00. Os recursos serão utilizados na compra de um novo aparelho de mamografia convencional, já que o atual é o mesmo desde o início do Hospital Regional de Rio do Sul, há quase 26 anos. Também será adquirido um aparelho de ultrassom, destinado exclusivamente para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta. A contrapartida por parte da Fusavi neste convênio será de R$ 33.325,00.
A liberação dos recursos, de acordo com o presidente da Fusavi, Osmar Peters, é uma boa notícia num momento que na área da saúde as atenções estão voltadas à pandemia da COVID-19, causada pelo novo coronavírus. Ele observou que a compra do mamógrafo estava programada há vários anos. Em 2018, Peninha conseguiu incluir os recursos em sua emenda. “Apesar do tempo de espera, o importante é que agora o dinheiro já está na conta da Fusavi, dando condições que o setor competente encontre o melhor preço”. “Mais uma vez temos que agradecer ao deputado Peninha pelo apoio que sempre tem dado ao nosso Hospital Regional Alto Vale”.
O mamógrafo é antigo, mas continua funcionamento normalmente. O presidente observou que o problema é quando precisa repor algumas peças. “Com o novo também a precisão das imagens será infinitamente melhor”. Sobre o aparelho de ultrassom para a UTI, Peters destacou que o equipamento portátil, denominado de “cabeceira”, é uma necessidade para o monitoramento em todas as modalidades que necessitam de exames seriados.
De acordo com Rafael Pesenti, chefe de gabinete do deputado federal Rogério Peninha Mendonça, a emenda que possibilitar a compra dos dois equipamentos de fundamental importância para o Hospital Regional. “O deputado estadual Jerry Comper foi sensível ao pleito da direção da Fusavi”, complementou Pesenti.