O desafio da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí é construir uma torre do Hospital Regional de Rio do Sul, com aproximadamente 26 mil metros quadrados, distribuídos em 14 pavimentos, que vai abrigar o novo centro cirúrgico e obstétrico, além da UTI, ampliação do número de leitos e de vagas de estacionamento. O anúncio foi feito pelo presidente da Fusavi, Giovani Nascimento, durante coletiva de imprensa, na qual abordou ainda a programação alusiva aos 25 anos de abertura do hospital, que acontece no domingo (15). O projeto já está pronto e o lançamento da pedra fundamental deve acontecer em breve.
Nascimento lembrou que quando o hospital estava sendo construído era chamado de “elefante branco”, levando em conta a população da região. A obra foi iniciada em 1979 na gestão do prefeito Luiz Adelar Soldatelli. Após paralização de seis anos e oito meses, o ex-prefeito Nódgi Pellizzetti nomeou em 1989 uma comissão, que ficou responsável pela continuidade da obra no ano seguinte. “Naquela época muita gente chamava o Soldatelli (Luiz) de louco, mas ai está esse hospital”. O presidente observou que pensando no futuro a fundação estará lançando em breve a pedra fundamental da nova ala. “Os recursos vamos buscar posteriormente”.
Nas comemorações do jubileu de prata de funcionamento a Fusavi vai homenagear na quinta-feira (12) às 19h30 colaboradores com 25, 20, 15 e 10 anos, num total de 42, que prestam serviços ao Hospital Regional. Destas 17 têm registro em carteira no dia 15 de setembro de 1994. Mas quatro já trabalhavam desde a construção. É o caso do atual gerente operacional, Oldair Piva, que começou no departamento de compras e financeiro há 28 anos. “Grande parte da minha vida passei aqui dentro do hospital e espero permanecer por um bom tempo”, complementou.
A programação alusiva aos 25 anos de funcionamento prevê ainda no sábado (14) o tradicional café beneficente, promovido pelo Grupo de Voluntários do Hospital Regional, no Encontro dos Rios, a partir das 15h. Os cartões estão à venda na tesouraria do hospital e também pelos voluntários e custam R$ 30,00. No domingo a partir das 9h tem a caminhada que encerra a “Gincana da Acreditação”, com saída do Parque Harry Hobus. Na segunda-feira todo o quadro funcional do hospital receberá um presente. A programação encerra na quinta-feira (19), quando a Câmara de Vereadores, em sessão solene às 18h, prestará homenagem à Fusavi pelos 25 anos de funcionamento do hospital.