A partir de segunda-feira (14) as visitas aos pacientes internados no Hospital Regional de Rio do Sul voltam a ser liberadas, nos mesmos moldes do que se praticava antes da pandemia causada pela COVID-19. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (11), em reunião entre as gerências da instituição e o diretor-técnico médico Marcelo Vier Gambetta, levando em conta o cenário atual. Mesmo com a retomada, o uso de máscara continua obrigatório em todas as dependências da unidade, assim como a higienização das mãos, com álcool em gel.
O gerente-geral, Roberto Ferrari, colocou que diante do número reduzido de pacientes internados por COVID (dois na UTI exclusiva e outros quatro na enfermaria), houve o consenso de liberar as visitas. “Trabalhamos em cima dos números das últimas semanas, que permanecem quase que inalterados”. O gerente observou que a presença da família é fundamental no momento de recuperação do paciente, mas no pico da pandemia isso não era possível”.
Ferrari observou que mesmo com a liberação do uso de máscara em qualquer ambiente, nas dependências do Hospital Regional continua obrigatório. Também a higienização das mãos com álcool em gel. “Trata-se de uma segurança adicional para as pessoas no ambiente hospitalar”. Ele recomenda as pessoas evitem aglomeração no hall de entrada e as com sintomas gripais permaneçam em casa.
HORÁRIOS DE VISITAS
Acomodação de quarto coletivo – SUS
(setores: clínica cirúrgica/clínica médica/maternidade/pediatria)
das 16 às 19h – Três visitas diárias (uma por vez);
Apartamento de dois leitos (convênios/particular)
Das 9 às 21h – Três visitas diárias (uma por vez);
Apartamento privativo (Unimed especial/particular, exceto maternidade)
Vsita liberada (duas pessoas por vez.com direito a um acompanhante de escolha da paciente (lei 11.108) com troca a cada 4h);
Isolamento das unidades de internação
Das 16h às 19h – (uma sem troca)
UTI geral e coronariana (adulto)
Das 14 às 14h30 e das 20 às 20h30 – (uma em cada horário sem troca);
UTI pediátrica/neonatal
Livre para os pais e avós nas quartas e domingos das 15 às 16h;
UCIN (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais)
Livre para os pais e avós: quartas e domingos das 15 às 16h;
Pronto-socorro (unidade semicrítica, observação adulto e infantil)
Das 10h30 às 11h e das 17 às 17h30 – (uma visita sem troca);
VISITAS RELIGIOSAS
Para os quartos: 3º, 4º, 5º, 6º e 7º andares
Terças, quintas e domingos das 13 às 14h;
– UTI geral, cardíaca e pediátrica
Terças, quintas e sábados das 15 às16h
Obs.: Todos os visitantes devem estar munidos com documentação de identificação. Menores de 12 anos somente com autorização do Serviço de Psicologia.