As cirurgias eletivas no Hospital Regional de Rio do Sul estão novamente suspensas a partir de amanhã (23). A decisão foi tomada durante reunião da diretoria da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (Fusavi) e as direções geral e técnica. A posição deu-se depois do mapa de risco passar de grave para gravíssimo, conforme boletim da Secretaria da Saúde, divulgado no último sábado, diante dos indícios de rápida ascensão no número de casos. A Unidade de Terapia Intensiva que recebe pacientes suspeitos ou confirmados com a COVID-19 nesta segunda-feira (22) está com 70% da ocupação, sendo dois da região Oeste. Outros seis estão em leitos de enfermaria confirmados.

De acordo com o diretor-técnico da instituição, médico Marcelo Vier Gambetta, existe a necessidade da rápida desocupação dos leitos do 5º andar, que voltará a funcionar como unidade de internação exclusiva para casos com suspeita ou confirmação da doença. “A medida vale inclusive para os pacientes já internados, que estavam aguardando cirurgias, o que não é o caso de urgências e emergências”. Gambetta adiantou que o retorno será avaliado semanalmente, sempre às segundas-feiras. “Os procedimentos ambulatoriais, hospital-dia, que não necessitam de internação, neste momento seguem normais”.

A nova posição do Hospital Regional suspende as visitas em todas as unidades de internação, a partir desta terça-feira, exceto nas UTIs geral, cardíaca e neo-pediátrica. O diretor-técnico explicou que a medida visa reduzir ao máximo a circulação de pessoas em ambiente hospitalar. “Os casos de acompanhantes previstos por lei seguem permitidos”. “Ficam suspensas ainda todas as atividades educacionais não curriculares, tais como visitas técnicas e estágios voluntários”, complementou Gambetta.

 

Como posso te ajudar?