A partir desta quinta-feira (dia 7) o Pronto Socorro do Hospital Regional de Rio do Sul, implantado para o atendimento dos casos suspeitos e confirmados pela COVID-19 será desativado. A medida foi tomada pela direção técnica e equipe de enfermagem em razão da baixa procura por consultas, com média de duas a três por dia. Desde março de 2020 passaram pelo setor cerca de 8 mil pessoas, das quais 1.390 ficaram internadas e curadas, sendo registrados 236 óbitos. No dia 31 de março já havia sido desativada a UTI/COVID.
De acordo com o coordenador de enfermagem, Tiago Leitzke, a partir de agora o PS terá acesso único. “Depois do preenchimento da ficha, os suspeitos passarão pela triagem e encaminhados à sala de espera, que foi criada”. Leitzke explicou que nesta sala não ficarão os pacientes com suspeita de COVID, mas também os que procuram o PS com sintomas gripais. “Os números dos últimos meses mostram que houve uma redução significativa de casos da doença e não há motivos para manter toda a estrutura”.
Leitzke adiantou que o espaço do Pronto Socorro COVID será novamente utilizado como ambulatório de ortopedia, num primeiro momento. Durante o período de pandemia os pacientes foram atendidos no 1º andar, no setor que futuramente vai abrigar o PET Sacan.