Para contribuir com as mulheres que passam pelo doloroso processo de mastectomia, a retirada da mama, o Hospital Regional Alto Vale realiza a campanha Sutiã Amigo. É que o processo pós-operatório depende da peça para garantir a melhor recuperação da paciente. Para isso, a unidade depende da doação dos materiais e busca arrecadar através de campanhas.

A enfermeira Genalize Lorenzetti explica que a iniciativa foi inclusive uma proposta da mastologista Luiza Tiago para garantir o acesso às mulheres. “Criamos um local onde disponibilizamos o sutiã cirúrgico. É uma doação para as pacientes que não tem condições de comprar a peça que muitas vezes é cara”, explica a enfermeira.

Como o corpo cresce acostumado com o peso dos seios, quando ele é removido, o ombro tende a ficar levemente caído, o que a longo prazo pode prejudicar a fisionomia do corpo. Os sutiãs com próteses possuem o peso ideal garantindo a postura. Por outro lado, em caso de mastectomia com mamoplastia — em que há a implementação de próteses de silicone — o sutiã adequado é o de sustentação, que terá função exclusiva de sustentar a região enfraquecida pela cirurgia, complementando sua recuperação.
“Não é um material barato, nem todas as pacientes conseguem ter acesso, por isso criamos a campanha para auxiliar”, justifica a enfermeira Genalize. O ideal, inclusive, é que as pacientes tenham mais de uma peça, para que possam fazer a correta higienização e a troca da peça.

As doações, do tamanho PP ao GG, podem ser entregues diretamente no setor de oncologia do Hospital Regional. Com esta iniciativa, a Unidade demonstra a preocupação com todo o ciclo do tratamento da paciente, contribuindo para os cuidados além do tempo que ela passa no setor de oncologia, no Centro Cirúrgico ou no pós-operatório.

Além dos sutiãs, o Hospital Regional Alto Vale também aceita a doação de toucas e lenços para que sejam repassados às pacientes. “Nem todas as quimioterapias causam a queda de cabelo. Os tratamentos para tumores de mama tem esta característica, por isso também decidimos ajudar nossas pacientes”, finaliza a enfermeira.

Como posso te ajudar?