A nova torre do Hospital Regional Alto Vale de Rio do Sul será a principal obra do setor em Santa Catarina. Com cerca de 28 mil metros quadrados de área construída, o prédio terá 14 andares, com 120 leitos, além de todas as salas de cirurgia, centro obstétrico e as UTIs. O lançamento da pedra fundamental acontece na terça-feira (dia 28) às 15h30. O custo estimado gira em torno de R$ 100 milhões, incluindo os equipamentos, a Fusavi (Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí) não tem data para começar a edificação.
O projeto do novo bloco foi elaborado para suprir o problema da falta de espaço físico. A expectativa era lançar a pedra fundamental no ano passado, mas a data foi transferida em razão da pandemia provocada pela COVID-19. A população do Alto Vale do Itajaí é de aproximadamente 300 mil habitantes e o prédio atual foi inaugurado há 27 anos. O presidente da Fusavi, Osmar Peters, observou que desde então não foi colocado nenhum tijolo e por isso houve necessidade de adequações na implantação dos 10 leitos da UTI cardíaca e na unidade oncológica.
Peters reconhece que a construção da nova torre é um “sonho” que alguém tem que colocar em prática. “O primeiro passado estamos dando, com o lançamento da pedra fundamental”. Com mandato encerrando no dia 31 de dezembro, o presidente colocou que caberá as futuras diretorias conseguir recursos necessários nas esferas estadual e federal. “Quando o então prefeito Luiz Adelar Soldatelli decidiu em 1979 construir esse hospital muita gente duvidava”. A obra só ficou pronta 15 anos depois. “Hoje somos referência em oncologia, cardiologia, neurologia, cirurgia vascular e estamos com processo em andamento de ortopedia”, complementou.