Entre os meses de janeiro e agosto deste ano o Hospital Regional Alto Vale realizou 1.066 atendimentos em pacientes com neoplastia maligna na mama. O número aumentou, se comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram 1.045. Referência em oncologia na região, a Unidade de Saúde está atenta aos números e também procura realizar ações de conscientização neste mês de outubro.
Os indicadores demonstram, de acordo com a enfermeira, Genalize Lorenzetti, que este é o câncer com maior percentual de atendimentos dentro dos tumores tratáveis na oncologia do HRAV. “A chegada é sempre, encaminhada pelo sistema, com a biopsia e o resultado positivo. Nossa equipe tem a missão de receber o paciente e dar início ao tratamento indicado”, explica.
No caso do câncer de mama, o paciente que chega ao Centro de Oncologia do Hospital Regional é sempre atendido por um mastologista ou oncologista, de acordo com o direcionamento. “As cirurgias, caso há indicação é feita pelo mastologista. Já o oncologista é que prescreve o tratamento, como quimioterapia, que pode ser associada a medicação oral e ainda a radioterapia,” aponta a enfermeira.
Há uma equipe multiprofissional que acompanha o paciente durante todo o tratamento. Para quem ainda não conhece o espaço da oncologia do Hospital Regional, vale descrever que há locais específicos para atendimento e acolhimento de cada um. Com um local pensado para proporcionar conforto a quem precisa de consultas ou sessões, a unidade trata de forma especifica cada diagnostico e prescrições.
Apesar de raro, o câncer de mama também pode acometer homens. Os indicadores do Hospital Regional Alto Vale ainda demonstram que somente neste ano de 2023, cinco pacientes foram atendidos em Rio do Sul.