Todos os pacientes encaminhados pelos municípios são atendidos no Pronto-socorro do Hospital Regional Alto Vale de Rio do Sul desde que seja configurado como caráter de urgência e emergência. A garantia foi dada pelo presidente da Fusavi (Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí), Giovani Nascimento, durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (26). Os demais casos devem ser atendidos na origem, exceto se houver contrato de prestação de serviço, com as secretarias municipais de Saúde.
Nascimento observou que jamais o Hospital Regional negou atendimento no PS à pacientes de municípios que não possuem o convênio. “O SUS nos paga apenas pelos casos de urgência e emergência, ou seja, risco de vida”. “Necessitamos deste aporte financeiro das prefeituras para que os demais pacientes que procuram o PS possam ser atendidos”. Dos 28 municípios, 15 já assinaram o contrato de prestação de serviço, renegociando inclusive os valores em atraso.
O diretor-técnico do hospital, Marcelo Gambetta, assinalou que nunca, em momento algum, algum paciente deixou de ser atendido no Pronto-socorro, desde que o seu caso fosse caracterizado como urgência e emergência. “Tem município que quer se livrar das suas responsabilidades, encaminhando tudo para o Hospital Regional de Rio do Sul porque é mais cômodo”.